segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como a Internet mudou a minha vida


Vivemos num mundo que se diz não viver mais sem internet. E infelizmente (ou felizmente), eu faço parte dele.

Twitter, Orkut, Hotmail, links, blogs, google, yahoo, skype. São tantas as palavras que surgiram depois que a internet passou a fazer parte da minha vida. Mas não me sinto mal por isso, porque sei que não sou único. A partir do momento que você viu pela primeira vez o ícone do Google na tela do seu monitor, ou quando você criou o seu MSN, por exemplo, nunca poderíamos imaginar o quanto isso faria parte de nossas vidas. E tudo foi muito rápido.

É engraçado pensar que antes da internet eu poderia me contentar em ver notícias na TV, conversar com meus amigos pelo telefone e até me sentir mais moderno quando Torpedo SMS era a moda do momento. Mas a partir do momento que a internet entrou na minha vida, tudo mudou, e como mudou. Passei a me irritar com a lentidão da conexão à internet e não mais pelo fato de não se ter um telefone sem fio em casa.

A partir daí, a tecnologia vai evoluindo e ela mesma vai nos mudando. E o pior é que nem nos damos conta disso. Cheguei num momento em que viver sem internet não dá mais.

A Origem da Escrita


As primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C. Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos – dois milênios mais tarde – ganhassem forma. De fato, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade.

Em um primeiro momento, as primeiras inscrições eram feitas por meio de desenhos que visavam reproduzir de forma simplificada os conceitos ou coisas a serem representadas. Esse tipo de escrita é usualmente conhecido como escrita pictórica ou hieroglífica. O mais antigo registro escrito que se tem notícia foi encontrado na cidade de Uruk, atual região sul do Iraque. Com o passar do tempo, os sistemas de escrita foram ganhando maior complexidade quando os símbolos passaram a representar sons.